Golpe usa fotos de Marília Mendonça no IML como isca
Pessoas mal intencionadas estão se aproveitando da repercussão das fotos da cantora Marília Mendonça, no IML, para aplicar golpes de PIX e ataques de phishing (páginas falsas), utilizando principalmente o twitter e facebook.
Os perfis mal intencionados têm publicado números de PIX para liberação das fotos, ou fornecendo links que direcionam usuário para sites que instalam malwares e forçam o usuário a dar permissão de push notification. As publicações juntas já tiveram milhões de visualizações.
Algumas postagens chegam se aproveitar da hashtag #MARILIAMERECERESPEITO para divulgar suas postagens maliciosas:
Emilio Simoni, CEO da AHT Security, comenta “Pessoas mal intencionadas na internet sempre irão aproveitar temas em destaque na mídia, além de apelar para curiosidade das pessoas. Estes golpes podem causar prejuízos financeiros e comprometer os celulares e computadores dos curiosos que clicarem nos links e baixarem o malware que é direcionado pelo site, se passando por fotos da cantora”. Emilio ainda recomenda que não sejam acessados links disponibilizados via redes sociais e aplicativos de mensagens, utilize sempre aplicativos de segurança e nunca instale programas de fontes que você desconhece a origem.