Startup brasileira lança plugin de proteção para WordPress
WordPress é a plataforma de CMS mais utilizada no mundo, representando 43% de todos os sites da internet. Dentre vários fatores que podemos destacar como responsáveis pelo sucesso da plataforma temos praticidade e capacidade de se customizar pra qualquer necessidade.
Apesar de toda essa praticidade, WordPress também se tornou a plataforma mais invadida por cibercriminosos, sendo que 9 em cada 10 sites com WordPress possui pelo menos uma vulnerabilidade grave.
Diante desse cenário, a startup brasileira AHT lançou um plugin de proteção chamado WP Anti-Hacker, que promete blindar os sites que utilizam WordPress de ferramentas de invasão e exploração de vulnerabilidades, como mostra o vídeo abaixo:
Além de funcionar como um WAF (web application firewall), a ferramenta possui uma serie de mecanismos de proteção, além de implementar de forma automática melhorias de segurança e correções de vulnerabilidades. A lista completa de features do WP Anti-Hacker pode ser encontrado abaixo:
- Ofusca fingerprints e versões, utilizadas por scanners de vulnerabilidade para identificação do WordPress e versões vulneráveis
- Desativa recursos não utilizados que podem facilitar a ocorrência de incidentes de segurança como XML-RPC
- Aplica melhores práticas de configuração de segurança como remover listagem de diretórios, arquivos padrões e configuração de cabeçalho HTTP
- Detecta a ação de scanners de vulnerabilidade e bloqueia a origem por alguns minutos
- Detecta e bloqueia Sql Injection, XSS, PHP Injection, CMD Injection, RFI, LFI e diretórios transversais (Firewall+WAF)
- Opção de bloqueio de acesso via proxy anônimo e rede TOR
- Detecta e remove códigos maliciosos utilizados por malwares (em desenvolvimento)
- Detecta presença de web shell e oferece opção de remoção (em desenvolvimento)
- Detecta, alerta e da opção de atualização de componentes vulneráveis (em desenvolvimento)
Além disso, é possível acompanhar todos os bloqueios e ações realizadas na area de logs da interface administrativa do plugin:
A AHT informa que o plugin esta em processo de revisão do marketing place do WordPress, mas ja pode ser adquirido diretamente no site https://ahtsecurity.com/app/wordpress.php .
A empresa também comentou que pretende levar o plugin para outras plataformas de CMS como joomla, huibspot dentre outras, além de novos produtos voltados para proteções de sites na internet como scanners de vulnerabilidade e monitores de vazamento de dados.