Golpes do PIX, saiba quais são os principais
8 0
Read Time:5 Minute, 13 Second

O Pix caiu no gosto do brasileiro. Ao mesmo tempo que se tornou popular muito rápido, logo foi possível perceber outro lado: surgiu uma serie de golpes envolvendo Pix, praticado por criminosos que se apropriam dessa forma de transferência rápida, instantânea e segura para enganar vítimas.

Importante ressaltar que nenhum golpe explora algum tipo de falha no sistema de pagamento, que é extremamente seguro, mas em sua totalidade, utilizam-se de engenharia social para enganar as vítimas.

Como funciona o Pix?

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central e lançado em novembro de 2020. Na prática, ele permite fazer transferências e pagamentos em poucos segundos. E uma grande vantagem é que ele não “fecha” nunca, ou seja, é possível fazer transferências 24 horas por dia, em todos os dias do ano, inclusive nos fins de semana e feriados. Além de ser instantâneo e estar sempre disponível, o Pix ainda é gratuito para o usuário pessoa física. Dos clientes pessoa jurídica (as empresas), os bancos têm liberdade para decidir se cobram tarifa ou não.

A chave pode ser o e-mail, o CPF, o número do celular do usuário ou, ainda, uma “chave aleatória” gerada pela própria instituição financeira. Com a chave em mãos, é possível fazer transferências para outras pessoas que tenham Pix e também pagar compras em e-commerces, lojas físicas e até quitar contas — de água, luz, por exemplo — e guias de impostos. Uma verdadeira mão na roda, né? É por isso que as pessoas reconheceram logo de cara os benefícios desse sistema.

Agora vamos aos golpes…

Golpe do Pix errado

O golpe do Pix errado leva esse nome porque o golpista envia um comprovante de Pix para a vítima, dizendo que transferiu o valor para a conta dela por engano. O criminoso então pede que a pessoa transfira o valor de volta para a conta dele, já que não passa de um engano. A verdade é que o comprovante do Pix é falso e, se a vítima “devolver” o dinheiro, vai ter caído na armadilha. A dica aqui, além de desconfiar, é sempre conferir o extrato da sua conta para ver se realmente caiu algum dinheiro lá. O Pix é rápido e em apenas alguns segundos a transferência, se for verdadeira, já aparece na sua conta. Em uma variação desse golpe, a pessoa que contacta a vítima pode se passar pelo gerente do banco ou outro funcionário.

Pix Bugado

No golpe do Pix bugado o fraudador utiliza redes sociais, onde faz postagens, vídeos e propagandas incentivadas, alegando ter identificado um numero de PIX com bug(um problema de software), que esta sempre devolvendo um valor em dobro com relação ao que é recebido, ou um valor especifico muito maior do que o transferido. Esse tipo de golpe é extremamente fácil de se encontrar no youtube, no momento dessa matéria, identificamos mais de 50 postagens com conteúdos similares:

Exemplo de canais aplicando o golpe do pix

Robo do Pix

Muito similar ao golpe do pix bugado, é encontrado principalmente no youtube, onde prometem o recebimento constante de pagamentos via pix após ativação de um suposto robô. Porem, para ativar esse robô é preciso fazer um pagamento via Pix para uma “chave mestra”, e em alguns casos instalar um aplicativo no celular, que na verdade é um malware.

Canais no youtube ensinando como utilizar o suposto robô do pix

Sorteio do pix

Nessa modalidade, o criminoso costuma utilizar perfis invadidos de redes sociais, principalmente o Instagram. Após invadir um perfil, o fraudador contacta a lista de seguidores, oferecendo um suposto sorteio, onde a vitima precisa fazer um pagamento em pix para receber posteriormente um valor muito maior. Existe algumas variações, onde o perfil invadido é de restaurantes ou hotéis, em que o fraudador oferece como premio um jantar ou diárias, em troca de um deposito pequeno via pix para concorrer. Nessa categoria muitas vezes o roubo financeiro vem acompanhado de uma pagina falsa (phishing) que tem o objetivo de roubar as credenciais de acesso a rede social da vítima, ou o próprio fraudador solicita estes dados à vítima, para “comprovar que o vencedor é ele mesmo”, para então utilizar o perfil da vítima como próximo passo para continuar aplicando os golpes. Como o contato vem a partir de um perfil que a vítima segue, e muitas vezes é conhecido, isso acaba dando um ponto de veracidade ao golpe, convencendo a vitima de que a promoção é real.

Temos por exemplo o caso real de Ytalla da Silva, que após receber uma mensagem (direct) da conta de um restaurante que ela já conhecia e seguia no Instagram, e que muito provavelmente também teve seu perfil invadido. Ytalla clicou em um link para participar de um suposto sorteio, e colocou seus dados. “Bastou isso”, comenta, para que em poucos instantes ela perdesse o acesso ao seu perfil no Instagram. “Em questão de segundos eu já não estava mais conseguindo ter acesso à minha conta. Eu colocava o meu e-mail e a senha e não pegava, dizia que estavam incorretos”, detalhou.

Descontos na fatura do cartão

Nesse golpe, criminosos enviam mensagens no celular, oferecendo descontos para pagamentos de faturas de cartão de crédito ou contas de celulares. Para receber o suposto benefício, a vítima precisa acessar um site e informar dados como a bandeira do cartão, CPF, os quatro últimos dígitos do cartão e o valor total da fatura. Depois disso, a página informa uma chave do Pix para qual o valor com desconto deve ser enviado. O destino do dinheiro, porém, não tem relação com instituições financeiras. Algumas variações desse golpe acaba solicitando os dados completos do cartão, onde acaba causando um prejuízo ainda maior pra vítima.

Como se proteger

Citamos acima as formas mais comuns, mas infelizmente existem dezenas de variações com temáticas e contextos diferentes. A melhor forma de se proteger é ficar atento, e sempre desconfiar de dinheiro fácil, sejam bugs de pix, ou produtos com valores muito abaixo, mesmo que venham de conhecidos, restaurantes ou outros perfis de destaque nas redes sociais. “Se algo é bom de mais pra ser verdade, se tratando de internet, é golpe!” explica Emilio Simoni, especialista em golpes digitais, CEO da AHT Security. Na duvida, não faça nenhum pagamento.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
100 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.