Promoção dia das mulheres é golpe, fique atento!
Começou a circular no WhatsApp na noite do dia 25 de fevereiro uma mensagem sobre uma suposta promoção do boticário, que estaria dando amostras grátis do Nativa SPA Ameixa Negra para quem acessar e compartilhar o link.
Essa forma de golpe via aplicativos de mensagem é extremamente comum no Brasil, sendo muito utilizada para roubar dados pessoais ou para levar a maior número de vítimas para redes de propagandas, fazendo com que o cyber criminoso ganhe quantias financeiras.
Com a proximidade do dia das mulheres, comemorado no dia 8 de março, os cyber criminosos aproveitaram o contexto e provavelmente a existência de uma promoção real da Boticário para lançar a fraude. É o que chamamos de engenharia social, com um contexto favorável, tem mais chances de convencer as vítimas.
O golpe se apresenta prometendo o novo Nativa SPA Ameixa Negra, para conseguir o usuário deveria responder um quiz com 3 perguntas.
Após responder o quis o usuário é induzido a compartilhar o link com 10 pessoas, para supostamente receber o kit, e então é direcionado para uma rede de propagandas.
Emilio Simoni, especialista em cyber segurança explica: “É comum que grandes marcas criem promoções em épocas especiais, e o cyber criminoso aproveita esse momento. É importante lembrar que as grandes marcas não impõem o compartilhamento de links via aplicativos de mensagem, na dúvida, acesse o site da marca pelo navegador e participe da promoção pelo próprio site, e nunca via links recebidos em aplicativos de mensagem e redes sociais”.
Outra dica importante segundo Emilio Simoni é ficar atento as extensões do site utilizado, sites .com e .com.br são menos comuns em golpes, qualquer link com extensões diferentes é um ponto de atenção, como no caso, a extensão .online, explica Emilio Simoni.
IOC
diadasmulheres[.]online/?oboticarioSPA