Coreia do Sul diz que balão da Coreia do Norte entrou em seu espaço aéreo
Depois do incidente envolvendo o balão meteorológico chines, agora é a vez da Coreia do Norte ter seus balões sobre outros paises.
As autoridades sul-coreanas detectaram um suposto balão de vigilância meteorológica norte-coreano no seu espaço aéreo durante o fim-de-semana, mas Seul não emitiu um alerta porque se considerou que não constituía um risco.
A aeronave, com cerca de 2 metros de comprimento , foi vista sobrevoando território sul-coreano na tarde de domingo, obrigando o Exército a intensificar suas atividades de monitoramento.
No entanto, nenhuma medida específica de defesa aérea, incluindo a implantação de caças, teve que ser empregada, pois o balão deixou a Coréia do Sul horas depois e foi considerado sem intenção de atividades de espionagem .
No sábado passado, os militares dos EUA derrubaram um balão de “vigilância” chinês na costa do estado da Carolina do Sul. O secretário do Departamento de Defesa, Lloyd Austin, precisou que o voo da aeronave respondeu a uma tentativa da China de monitorar instalações estratégicas no território continental do país.
Vale lembrar que nas ultimas semanas tivemos o mesmo tipo de incidente envolvendo os Estados Unidos e China, veja no link: http://techsecurity.com.br/2023/02/video-balao-espiao-chines-e-visto-sobrevoando-o-estado-de-montana-e-assusta-americanos/
No caso do balão norte-coreano, as Forças Armadas do país vizinho não ativaram qualquer tipo de atividade militar, tal como a descolagem de aviões.
Fonte: (EUROPA PRESS)