rs.gov.br é a nova vítima do ransomware everest
Uma publicação recente no site de vitimas do grupo Everest ameaça publicar dados que supostamente foram roubados através de um ataque de ransomware de rs.gov.br. O grupo é o mesmo responsável por outros ataques que ficaram conhecidos como a empresa Ferrari, Lamborghini, dentre outros.
Segundo o líder do grupo, foram vazados CPF, RG, passaporte, dados de pagamento de tributos, além de estar vendendo acesso via VPN e Remote Desktop.
Os dados também foram colocados a venda pelo líder do grupo em um conhecido fórum de venda de dados vazados.
Tentamos contato via site para mais detalhes mas ate o momento não obtivemos resposta do rs.gov.br
Ataques de ransomware tem crescido nos últimos anos, por diversos fatores, entre eles a alta lucratividade do golpe e a dificuldade de manter sistemas protegidos de todas as ameaças.
Para reduzir os riscos de ser vitima de um ransomware é sempre importante:
- Faça backups regulares dos seus arquivos importantes, para que você possa restaurá-los caso sejam criptografados por ransomware. Armazene esses backups em um dispositivo externo ou em nuvem, fora do alcance do malware.
- Mantenha seu sistema operacional e programas sempre atualizados com as últimas correções de segurança, para impedir que os invasores possam explorar vulnerabilidades conhecidas.
- Instale um software de segurança como antivírus, para ajudar a bloquear ameaças potenciais e detectar qualquer malware que possa ter infiltrado seu sistema.